• 10 de Outubro de 2024

Religião no Combate à Intolerância

A luta no combate ao racismo e por uma sociedade igualitária sempre será um caminho percorrido e defendido pela Igreja católica. E com esta visão de um mundo onde todos somos irmãos e irmãs, assim como nos ensinou Jesus Cristo, o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim (ES) participou da V Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial.

A COINPIR foi realizada na cidade de Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo, tendo como participantes delegados dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves e Anchieta.

“Estiveram conosco a companheira Fatinha, presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), Elizângela, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Rosemberg Morais, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONPIR)”, relatou Graça Gregório, Presidente do COMPIR de Cachoeiro de Itapemirim e membro da Comissão Intermunicipal.

Junto a eles também estiveram presentes secretários de assistência social dos municípios participantes e vereadores. E segundo informou a presidente do COMPIR, pela primeira vez na história da Conferência, tanto municipal, intermunicipal ou estadual, o encontro contou com a presença de um bispo ou sacerdote da Igreja. Na verdade, o encontro contou com a presença de ambos: Além de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano, o Padre João Batista Maroni, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, e o Padre Josimar Pirovani, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade (Marataízes) também estiveram presentes.

A Conferência

A V Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial teve início com a apresentação das equipes e das autoridades presentes, com leitura do Regimento da Conferência Intermunicipal e uma mesa de conversa sobre o tema “Intolerância Religiosa: Qual o papel das religiões na superação da intolerância religiosa? O que fazer na prática para combater?” O debate contou com falas de representantes de várias religiões, como a católica, protestantes, espíritas kardecista e religiões de Matrizes Africanas.

“Foi um marco na nossa região de ter uma discussão sobre Intolerância de alto nível onde cada seguimento religioso falou sobre o combate a intolerância e os meios de vivermos em harmonia com amor e respeito ao próximo e a suas diversidades. Uma honra poder contar pela primeira vez com padres e bispos, tendo a presença amiga e generosa do arcebispo-bispo diocesano Dom Luís Fernando Lisboa, do Padre João Batista Maroni e do Padre Josimar Pirovani”, agradeceu Graça Gregório.

Após a mesa sobre intolerância a Conferencista Fayda Belo trabalhou o Tema da Conferência: "Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós!". Fayda também trabalhou temas diversos junto às oficinas ministradas na conferência, que abordaram tema como feminicídio, assassinato do povo negro, racismo social e faltas de políticas públicas no combate ao racismo.

“Podemos dizer sem medo que a nossa Conferência foi um tempo de formação, de aprendizado e de esperançar o fortalecimento da Igualdade Racial” – Graça Gregório.

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro