• 20 de Outubro de 2024

Domingo de Ramos

Após dois anos, os fiéis puderam voltar a celebrar a Páscoa em sua plenitude. A pandemia não acabou, mas graças à vacinação e a diminuição dos casos diários, o rito litúrgico da maior festa do calendário cristão poderá ser vivenciada da sua forma tradicional.

E dando início à Semana Santa, milhares de fiéis da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebraram nesse final de semana o Domingo de Ramos.

O arcebispo-bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, esteve na Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Cachoeiro (bairro BNH), presidindo a santa missa e participando da procissão. No programa "A Voz do Pastor" desta segunda-feira (11), Dom Luiz comenta sobre a missa e sua participação na paróquia Nossa Senhora Aparecida, assim como também ressalta aspectos da Semana Santa, como a Procissão do Encontro (assista abaixo).

Ressurreição, exaltação e humildade

Elevando a importância da festa da Páscoa para o povo católico, Dom Luiz Fernando Lisboa resgatou em sua homilia o sentimento que muitas pessoas tiveram ao longo de mais de dois anos de pandemia. Muitos se sentiram abandonados, sozinhos, assim como o próprio Cristo se sentiu ao ser crucificado: “Num momento de sofrimento, Jesus pergunta: ‘meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?’”

E o pastor diocesano reforça que, assim como Jesus, devemos confiar e nos entregar a Deus, pois a Páscoa é sinal de ressurreição, de conversão, tanto do espírito quanto das atitudes em nosso cotidiano.

“Muitas vezes, diante do sofrimento, diante dos problemas, diante das dificuldades, nos sentimos, sozinhos, tristes, vazios, abandonados. E nesse momento, diante do nosso nada, diante da nossa pequenez, diante desse vazio, nós devemos nos colocar em Deus e pedir a Ele que nos socorra, que venha ao nosso encontro, que preencha o nosso nada, o nosso vazio. Porque Deus pode tudo. Para Ele nada é impossível, e é por isso que a morte não tem a última palavra!”

“O mundo nos chama a sermos prepotentes, orgulhosos, donos da verdade. Mas jesus humilhou-se, foi humilde, e por isso Deus o exaltou. Peçamos hoje ao Pai o dom da humildade”, encerrou Dom Luiz Fernando.

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa. É neste dia, que damos início à Semana Santa

A data faz memória à entrada de Jesus em Jerusalém, momento em que foi recepcionado e reconhecido como Filho de Deus. Ali, enquanto seguia montando em um jumento, ele foi saudado com ramos de palmeira e oliveira.

Imagens: Pascom Nossa Senhora da Penha - BNH

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro