• 19 de Outubro de 2024

Encontro de Presbíteros

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 6 de abril, a tradicional Celebração Penitencial, realizada na Casa de Encontro “Maria Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora).

Foi um momento em que o bispo e padres diocesanos e religiosos se uniram para meditar, fazer um profundo exame de consciência e buscar o Sacramento da Reconciliação. Em seguida, dom Luiz Fernando Lisboa e os presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se dividiram em duplas para se confessarem uns com os outros.

A celebração aconteceu durante o Encontro do Presbitério da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reunião periódica entre os sacerdotes atuantes na Igreja particular do sul capixaba.

“Graça e Misericórdia de Cristo”

Segundo o Padre José Carlos Ferreira da Silva, Vigário Episcopal para a Comunicação. “Nos momentos litúrgicos mais fortes, todos os anos, padres diocesanos e religiosos padres que estejam residindo e atuando na diocese se reúnem com o bispo para a celebração de um momento penitencial.”

O padre afirmou que se trata de um momento especial, tempo de fazer um profundo exame de consciência a respeito da própria vida, da vivência do Batismo e, principalmente, da vivência do ministério presbiteral. Ele enfatiza ainda a riqueza do momento na renovação do compromisso de viver, o quanto possível, em maior santidade a vocação ministerial para a qual Jesus os chamou a servir.

"A confissão é um momento no qual, por um lado, experimentamos a graça e misericórdia de Cristo e, por outro lado, recebemos a missão de testemunhá-las no seio das nossas comunidades", concluiu o Padre José Carlos.

Rezemos pelos padres

Durante a “Voz do Pastor” desta quarta-feira, Dom Luiz comentou sobre o Encontro de Presbíteros e o momento de espiritualidade que vivenciaram. E o pastor diocesano fez um pedido aos fiéis: “rezemos pelos padres da nossa diocese”.

“Eu peço isso, que nós rezemos mais pelos nossos padres, para que sejam bons pastores, para eles tenham sabedoria para ajudar a conduzir o povo de Deus. Nós não temos padres perfeitos, não existe padre perfeito. Todos os padres, como todos os cristãos, buscam a santidade. Nós queremos ser santos, mas somos pecadores. E é importante que nós, Povo de Deus, porque todos somos Povo de Deus, nos ajudemos uns aos outros.”.

Imagem: Pe. José Carlos Ferreira

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro