• 29 de Setembro de 2024

Missa de Apresentação dos novos Vigários Paroquiais da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre

Aconteceu no último sábado, 10 de dezembro de 2022, a Missa de apresentação dos novos Vigários Paroquiais, Padres Luciano Vial Orcino e Márcio Teodoro da Silva (Salesiano), na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre.

A Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa foi concelebrada pelo pároco, Pe. Juliano Ribeiro Almeida; então Vigário Paroquial que parte em missão à Paróquia de São José em Mimoso do Sul, Frei Clébson de Souza Rodrigues; Pe. Carlos Henrique Dias (Pároco de Aracuí, Castelo), e Pe. Carlos Magnos (representante da Paróquia de origem do Pe. Macio em Vila Velha).

Padre Luciano conta que toda mudança é uma continuidade. “É um momento novo, uma experiência nova. Toda mudança, para mim, representa dar continuidade ao ministério. Uma oportunidade de recomeçar e aprender coisas novas. Espero poder colaborar e retribuir o carinho com que todos me acolheram”, destacou. Após a leitura do evangelho, Pe. Juliano fez a leitura da provisão. O documento foi entregue aos novos vigários paroquiais, que, em seguida, com uma salva de palmas foram acolhidos pela assembleia.

A cerimônia foi realizada na igreja matriz de Alegre, que não mediu esforços para receber o novos Vigários com muito zelo e carinho, esforço esse que foi também representado por cada comunidade que compõe a Paróquia. Além dos fiéis paroquianos, amigos e familiares vindos de Grande Vitória e do Estado de Minas Gerais estiveram presentes.

Em sua Homilia, Dom Luiz ressaltou a importância da missão confiada aos novos vigários. “Essa é uma paróquia privilegiada com três padres... São 38 comunidades. É uma Paróquia grande que precisa mesmo de assistência. Cada missionário tem seus dons, por sermos humanos, também temos nossos defeitos. Por isso, é importante que, na paróquia, trabalhemos juntos. Os ministros ordenados e a comunidade em geral”, comentou.

Em entrevista, Padre Juliano Ribeiro destacou a confiança na espiritualidade dos novos padres. “Estamos confiantes que as experiências dos novos Vigários, possam ajudar muito nossa Paróquia. Pe. Luciano é psicólogo e Pe. Márcio, músico”. O pastor ressaltou, ainda a importância dos sacerdotes à Paróquia: “Nossa Paróquia é muito grande, precisávamos de mais um padre. Agora estamos em 3 padres, 2 diáconos e 3 freiras (Filha de Nossa Senhora do Monte Calvário)”, completou.

Ao final da missa, todos foram convidados a participar de um momento de confraternização.

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro