• 25 de Outubro de 2024

Diocese de Cachoeiro recebe versão atualizada do Missal Romano

Diocese de Cachoeiro recebe versão atualizada do Missal Romano

Chegou na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, neste mês de outubro, a encomenda da tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano. Ao todo foram solicitados 852 exemplares que serão distribuídos nas 43 Paróquias da diocese, bem como suas comunidades e casas religiosas. Essa ação vem em comunhão com a Igreja no Brasil que já se prepara para implementar o uso obrigatório da nova versão do Missal Romano à partir do 1º domingo do Advento, neste ano, dia 3 de dezembro.

Segundo o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, “é interessante a nossa expectativa, sobretudo dos nossos padres, em receber esse Missal, justamente para poder estar manuseando, vendo como vamos estar utilizando à partir da data obrigatória”, afirmou. “Fico muito feliz em receber os exemplares que foram encomendados e quero parabenizar a toda equipe responsável que preparou com tanto carinho”, concluiu.

Padre Bruno Sá Rangel, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo (Catedral), em Cachoeiro de Itapemirim, fez questão de receber e entregar o Missal Romano ao bispo. O sacerdote contou que o Missal é a oração da Igreja “e mostra nossa comunhão, também, ao rezar. Por isso, estávamos tão ansiosos em recebe-lo”.

A distribuição dos exemplares é organizada pelo Vicariato para Ação Pastoral e, na Diocese de Cachoeiro, acontecerá gradativamente nas 43 paróquias em 27 municípios do sul do Espírito Santo, após, o repasse simbólico na Assembleia Diocesana que acontecerá entre os dias 27 e 28 de outubro na Casa de Encontros 'Maria Mãe da Igreja', em Jerônimo Monteiro.

Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.

A tradução brasileira desta terceira edição do Missal Romano levou 19 anos de trabalho. A jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa São João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

A terceira edição típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login