Bispo convida diocese de Cachoeiro a juntar-se a oração pela paz nesta sexta (27)

O bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, convida toda a diocese a juntar-se ao apelo pela paz para cessar os conflitos entre Israel e Hamas e Rússia e Ucrânia e, tantos outros, na sequência de um pedido feito pelo Papa Francisco.
“O Papa Francisco convocou para amanhã, dia 27 de outubro, um dia de penitência, jejum e oração. Estamos acompanhando os conflitos que acontecem no mundo e, que vem vitimando milhares de vidas inocentes. É necessário que rezemos pela paz, por isso, quero convocar toda a Diocese de Cachoeiro, para que, se uma em oração”, pediu Lisboa em vídeo divulgado nesta quarta-feira (25).
Na mensagem, Dom Luiz sugere que “se celebre um dia de jejum e oração pela paz no Médio Oriente e na Europa”, sugerindo que se inclua o ofício pela paz ou recite o rosário, onde for possível. Lisboa também orienta as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) a formarem grupos de oração e, nas casas, encontros de Círculos Bíblicos em unidade pela Paz.
“Solicito aos sacerdotes, diáconos que, em todas as paróquias e comunidades as 18 horas desta sexta-feira, deem conhecimento deste pedido e incentivem à oração por esta causa”, conclui o bispo.
Em sintonia com este pedido, a Equipe Diocesana de Liturgia organizou um Ofício pela Paz, como sugestão para oração diocesana:
○ Ofício pela Paz
TEMPO COMUM – SEXTA-FEIRA OFÍCIO DA TARDE
(Preparar ambiente: Cruz, vela)
Refrão: Seja bendito quem chega, trazendo paz, trazendo paz, trazendo a paz do Senhor! (Taizé)
1. CHEGADA - silêncio - oração pessoal (Acendimento da Vela)
2. ABERTURA -
Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem não demores mais, vem nos libertar!
- Seu amor por nós, firme para sempre, Sua fidelidade dura eternamente!
- Glória ao Pai ao Filho e ao Santo Espírito. Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito.
- Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! Do povo que trabalha a Deus louvação!
- Fomos perdoados pela sua cruz E pelas suas chagas nos curou Jesus.
- Vem, ó Santo Espírito, iluminar, Este nosso encontro vem abençoar.
3. RECORDAÇÃO DA VIDA (Relembrar as diversas situações de dor e sofrimento que precisam do clamor pela paz) O mundo que queremos, é um mundo de harmonia e de paz, em nós mesmos, nas relações com os outros, nas famílias, nas cidades, nas e entre as nações. Juntos cantemos, o hino.
4. HINO 1- Cristo, quero ser instrumento/ de tua paz e do teu infinito amor./
Onde houver ódio e rancor,/ que eu leve a concórdia, que eu leve o amor!
Onde há ofensa que dói,/ que eu leve o perdão;/ onde houver a discórdia,/ que eu leve a união e tua paz!
2- Mesmo que haja um só coração,/ que duvide do bem, do amor e da fé./ Quero com firmeza anunciar/ a Palavra que traz a clareza da fé!
3- Onde houver erro, Senhor,/ que eu leve a verdade, fruto de tua luz!/ Onde encontrar desespero,/ que eu leve a esperança do teu nome, Jesus!
4- Onde eu encontrar um irmão/ a chorar de tristeza, sem ter voz e nem vez./ Quero bem no seu coração/ semear alegria, pra florir gratidão! 5- Mestre, que eu saiba amar,/ compreender, consolar e dar sem receber./ Quero sempre mais perdoar,/ trabalhar na conquista e vitória da paz!
5. SALMO 116(115) parte A (Melodia “oferecerei o meu sacrifício...” H2, p. 47) “Vi as vidas dos mártires. Eles gritavam: Senhor, até quando?” (Ap 6,9-10). Cantemos louvores ao Pai que nos salva da morte e dá paz e salvação a todos os que, como Jesus, enfrentam o perigo e as ameaças do mundo.
Ó Senhor, meu Deus, eu te louvarei,/ tua libertação eu proclamarei!
1. Amo ao Senhor, porque escuta o meu pedido, quando eu suplico ele abaixa o seu ouvido.
2. Caí nas malhas da mais densa escuridão, gritei: “Senhor, me traz a sua salvação”.
3. Justo e clemente nosso Deus é compaixão, protege os simples, deu-me a sua salvação!
4. Vai descansar, meu coração, mais uma vez pois o Senhor bondoso para ti se fez.
5. Pois enxugou-me estas lágrimas do rosto, salvou-me a vida e livrou meus pés do fosso.
6. Vou caminhando na presença do Senhor, por esta terra dos que vivem é que vou.
6. LEITURA BÍBLICA (Hebreus 5,7-9 ou Liturgia do dia)
"Cristo, durante a sua vida na terra, fez orações e súplicas a Deus, em voz alta e com lágrimas, ao Deus que o podia salvar da morte.
E Deus o escutou, porque ele foi submisso. Embora sendo Filho de Deus, aprendeu a ser obediente através de seus sofrimentos.
E, depois de perfeito, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos aqueles que lhe obedecem.
Palavra do Senhor.
8. PRECES Assim nos diz o Papa Francisco: “Silenciem as armas, ouçam o grito de paz dos pobres, das pessoas, das crianças. Irmãos e irmãs, a guerra não resolve nenhum problema, semeia morte e destruição, aumenta o ódio e multiplica a vingança. A guerra apaga o futuro. Exorto os crentes a assumir neste conflito apenas um lado: aquele da paz, mas não com palavras, com oração e dedicação total”.
Nos coloquemos de joelhos diante da Cruz, e elevemos nosso clamor pela PAZ.
Senhor, ouve esta prece – ODC
– P.308 https://www.youtube.com/watch?v=MKaZz8YheIw 1.
Senhor, ouve esta prece Que o mundo faz nascer em nossos corações. Senhor, queremos no futuro O Sol de esperança, a luz do teu clarão.
Paz na terra, pedimos ao Senhor De joelhos diante da cruz. Ouve a prece, o mundo então será, De alegria, de paz e de amor.
2. Senhor, luz em nossa noite, Sustenta a nossa fé Atende a oração. Senhor conduz os nossos passos E faz que nós sejamos Um só coração.
3. Senhor, caminho dos que andam, Verdade dos que buscam, E vida dos irmãos. Senhor fica aqui conosco E nós teremos paz em tua comunhão.
4. Senhor, todo de Bondade Falaste um dia assim: “Vos dou a minha Paz.” Senhor, que reine a paz predita. Nos lares e nos povos, pois bênçãos mil nos traz!
Pai nosso...
8.ORAÇÃO Ó Deus de bondade, Jesus deu a maior prova de amor: doou a sua vida por toda a humanidade; amou até o fim, até a morte de cruz. Animados pelo mesmo Espírito de amor, possamos continuar a missão dele. Te pedimos em nome dele, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!
9. BÊNÇÃO O Deus da paciência e da consolação, seja força em nossos sofrimentos, agora e sempre. Amém.
- Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado!
Fonte: Diocese de Cachoeiro