• 22 de Outubro de 2024

Solidariedade marca Dia Mundial dos Pobres, em Bom Jesus do Norte

No último domingo, 12 de novembro, a Igreja celebrou o Dia Mundial dos Pobres. Iniciativas em todo o mundo fazem valer as palavras do Papa Francisco no auxílio aos menos favorecidos.

A data foi instituída na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, em 20 de novembro de 2016. “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”, explicou o Pontífice na época.

Desde então, instituições religiosas, leigos e pessoas de boa vontade em todo o mundo têm voltado os olhares para os menos favorecidos. Em Bom Jesus do Norte, a Paróquia São Geraldo Magela, a Associação Santo Antônio, a Associação são Vicente de Paula e a Pastoral Juventude (PJ), promoveram uma confraternização alusiva a data.

Na ocasião, foram realizadas ações direcionadas às pessoas que têm cadastro e são acompanhadas pelas instituições. Para muitas dessas famílias carentes, a alimentação é mais que uma necessidade básica, o salário muitas vezes não dá para comprar o essencial, e o vestuário acaba se tornando um item de luxo. Pensando nisso, foi montado um “Bazar Solidário”, onde foram disponibilizadas roupas, calçados e brinquedos aos participantes.

Como explica a Coordenador Paroquial da Pastoral da Juventude, Kayc Rosa é um projeto que visa auxiliar famílias em extrema vulnerabilidade, que precisam de roupas e não tem condições de comprar se quer uma peça de vestuário. “Cada pessoa tem direito a levar algumas peças, e havendo a necessidade, podem levar um número maior. As roupas são doadas pela comunidade em geral, e a partir da entrega são colocadas em araras e varais e já podem ser retiradas sem que haja necessidade de cadastro ou inscrição”.

Além das atividades sociais e culturais também foram oferecidos refrigerantes, pipoca, algodão doce e cachorro-quente.