• 20 de Setembro de 2024

13º Formise: seminaristas da Diocese de Cachoeiro participam de formação no RJ

Representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram entre os dias, 08 a 11 de julho, do 13º Formise, a Formação Missionária de Seminaristas, evento que reuniu cerca de 200 seminaristas de todo o Brasil. O encontro, que contou com a participação de quatro seminaristas diocesanos de Cachoeiro, aconteceu no Seminário Arquidiocesano São José, da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro (RJ) e teve como objetivo principal fortalecer a formação missionária e pastoral dos futuros padres, proporcionando um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências.

“Foi um momento que enriqueceu a formação intelectual, pastoral e humana, possibilitando a troca de experiências com outros seminaristas de diferentes regiões do Brasil e a colaboração de diversos assessores, que explanaram muito bem sobre o tema: A missão nas periferias existenciais e geográficas”, afirmou o seminarista Wellington Cosme Dias Salviete, 2° ano da Configuração.

O evento contou com a presença de sacerdotes, bispos e de um cardeal que juntos compartilham experiências e conhecimentos, enriquecendo a formação dos seminaristas. Irmã Antônia Vânia Alves de Sousa, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria (FSFM) e Secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária, também participou do encontro e deixou uma mensagem ao sul do Espírito Santo.

“Desejo que a Diocese de Cachoeiro continue conduzindo todos os seus representantes rumo ao anuncio salvador de Jesus. Que tenham também, a presença materna de Maria nessa caminhada missionária das nossas comunidades”, disse em vídeo divulgado pelo Seminário Maior São João Maria Vianney.

A Formise contou com palestras, oficinas, momentos de oração e atividades culturais na busca não apenas de melhorar a formação missionária dos seminaristas, mas também prepará-los para atuar nas periferias existenciais e geográficas, onde a Igreja é mais necessária. O lema “Deus habita esta cidade” refletiu o compromisso de levar a mensagem de Cristo a todos, especialmente aos mais marginalizados e necessitados.

“Foi um momento de grande crescimento do nosso processo formativo. O Formise promoveu a elevação da consciência de uma Igreja viva e missionária. Fruto de uma experiência que parte do próprio Cristo e vai de encontro aos nossos corações e da necessidade de anunciá-lo diante de todas as periferias existenciais”, disse o seminarista Matheus Luís Pimentel Noia, 3° ano do discipulado.

Neste ano, o evento foi ainda mais especial, pois marcou o início das comemorações dos 40 anos do Conselhos Missionários de Seminaristas (Comise) Brasil. Ao longo dessas quatro décadas, o Comise tem sido fundamental na formação missionária de seminaristas, promovendo encontros, formação contínua e um profundo compromisso com a missão evangelizadora da Igreja.

“Por isso, reforçamos a importância do Espírito Santo de Deus como nosso impulso à vida na Igreja e como força para nossa caminhada de fé, sendo ele o enviado para guiar nossos corações no caminho da esperança.”

O Comise do regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contou com a presença dos seminaristas: Victor Hugo e Matheus Baptista (Seminário Nossa Senhora da Penha, da Arquidiocese de Vitória); Rafael Capucho (Seminário São Mateus da Diocese de São Mateus); Wellington Tolentino (Seminário Maria Mãe da Igreja da Diocese de Colatina) e dos seminaristas Gabriel Bolari, João Lucas Nunes, Matheus Luís Pimentel e Wellington Salviete (Seminário São João Maria Vianney da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim).

Fotos: