• 20 de Setembro de 2024

Centenas de “tercistas” participam 6º Encontro Diocesano do Terço dos Homens

Aconteceu neste sábado, 20 de julho, o 6º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, em Cachoeiro de Itapemirim. Participaram homens de todo o sul do Espírito Santo, e representantes da Arquidiocese de Vitória, do norte do Rio de Janeiro e até de São Paulo.

Logo no início da programação, após a acolhida de Dom Luiz Fernando Lisboa CP, bispo diocesano, ocorreu a palestra com o secretário-geral do Terço dos Homens no Brasil e coordenador estadual, Gleyson Lozer.

“Este movimento (Terço dos Homens) é uma benção! Como diz um dos documentos do Concílio Vaticano II (Dignitatis Humanae): a verdade não se impõe de outro modo senão pela sua própria verdade. Sendo assim, podemos afirmar que o crescimento do Terço dos Homens na Diocese de Cachoeiro não ocorre por mero proselitismo, mas pela ação do Espírito Santo”, afirmou Lozer.

Após um intervalo, a tradicional procissão saiu da Igreja Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, passando pelas principais vias da região, retornando à matriz. Durante o trajeto, homens de várias regiões seguiam rezando e cantando.

“Graças a Deus os homens têm aderido ao movimento e, para nós, isso é uma alegria muito grande. Pois, fazer parte desse movimento que vem ajudando tanto à igreja nas suas Comunidades Eclesiais de Base e suas pastorais, comprova o reavivamento da fé em muitos corações”, afirmou o Coordenador Diocesano, Valdemiro Soares Abílio (Deco).

O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave-Marias.

Há seis anos, homens devotos de Nossa Senhora celebram geralmente no mês de julho o Encontro Diocesano do Terço dos Homens que se tornou o maior organizado pelo movimento na Diocese de Cachoeiro.

A Santa Missa de Encerramento presidida por Sebastião Lopes, padre referencial do terço dos Homens na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, aconteceu no fim da tarde e foi concelebrada pelo padre Enildo Genésio de Souza, coordenador da Área Pastoral 2, e auxiliada pelo Diácono Walber dos Santos Almeida.

Fotos: