• 17 de Setembro de 2024

Bispo de Cachoeiro assessora formação do presbitério da Diocese de Jardim (MS)

Reunidos entre os dias 02 à 06 de setembro, no Instituto Salesiano São Vicente em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o presbitério da Diocese de Jardim dedicou os últimos dias à oração e a formação.

Em retiro espiritual, conduzido pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, os padres e religiosos refletiram “Peregrinos da Esperança” por meio de pregações, momentos de reflexão pessoal e também de confissão sacramental.

“O tema faz ligação do sínodo com o Jubileu da Esperança de 2025. Foram duas meditações por dia, vivência das celebrações e momentos fortes de oração”, explicou Dom Luiz.

A dinâmica do retiro foi a seguinte: pela manhã a oração das Laudes, seguida do café da manhã, silêncio para a meditação e adoração e benção do Santíssimo Sacramento, nos três dias cheios (terça, quarta e quinta-feira) acompanhado pela Santa Missa. Também houveram a meditação da liturgia das horas, Momento Mariano e Celebração Penitencial.

“Fui convidado por Dom Dom João Gilberto de Moura que, curiosamente, foi ordenado bispo na mesma época que eu, há 11 anos. O convite para assessorar este encontro veio há dois anos, mas não dava certo. Mas desta vez, consegui vir e atender ao pedido dele.

Na quinta-feira (05), Dom Luiz Fernando encerrou as pregações agradecendo a acolhida e elogiando a bela forma de oração e participação dos presbíteros da Diocese de Jardim, em seguida houve um momento de Vésperas, exibição de um filme e um pequeno debate.

O encerramento do retiro aconteceu com a Santa Missa onde foram celebrados os 11 anos de Ordenação Episcopal de Dom João Gilberto na sexta-feira (06).

“Foram dias muito intensos vistos à partir da dinâmica da espiritualidade oriunda da vida e do magistério do Papa Francisco e das experiências da vida missionária de Dom Luiz Fernando, tanto no período em que viveu em Pemba (Moçambique – África), quanto neste novo tempo, em que pastoreia a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim”, afirmou padre Gabriel Ribeiro, Coordenador de Pastoral da Diocese de Jardim.

Fotos: