• 18 de Outubro de 2024

Coleta Missionária será realizada neste Fim de Semana

O mês de outubro, mês missionário, também enfatiza a solidariedade e a importância de se olhar para as realidades sociais e missionárias do Brasil e do mundo. No Dia Mundial das Missões, celebrado em todas as comunidades nos dias 19 e 20 de outubro, as doações arrecadadas durante a coleta missionária são enviadas para o Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, forma concreta da Igreja colaborar com mais de 1.118 dioceses que necessitam de recursos financeiros para seus projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o Bispo Dom Luiz Fernando Lisboa, CP e o Padre Antônio Valdeir de Queiroz, Referencial da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, lembraram da importância desta coleta e pedem a generosidade a todos os cristãos.

“Toda a arrecadação em nossas comunidades e paróquias neste fim de semana é repassada, no valor total das ofertas, para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília. A direção nacional das POM comunica o Dicastério para a Evangelização, em Roma, o valor arrecadado, e repassa os valores para o Fundo Mundial de Solidariedade que são direcionados para onde a Igreja mais precisa no Brasil e no mundo”, explicou Antônio Valdeir.

Em 2023, a contribuição da Igreja do Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de quase 11 milhões de reais (valor exato de R$ 10.968.656,39). As ofertas doadas durante a coleta missionária em todas as comunidades do Brasil são encaminhadas pelas dioceses para as Pontifícias Obras Missionárias. Dessa coleta, 80% são destinados para apoiar as dioceses mais pobres do mundo, com projetos na África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe. Os outros 20% permanecem no Brasil para apoiar as ações missionárias no país, na cidade de Bogotá, Colômbia.

Solidariedade:

O Dia Mundial das Missões não é apenas um momento de contribuição financeira, mas também uma oportunidade para que os católicos se unam em oração e solidariedade, lembrando que cada gesto de generosidade pode transformar vidas. As Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) incentivam todas as paróquias e comunidades a se engajarem ativamente, promovendo ações que ajudem a conscientizar os fiéis sobre a importância da missão.

Como acontece a Coleta Missionária?

Em outubro, especialmente no Dia Mundial das Missões, comunidades e paróquias coletam ofertas dos cristãos para apoiar as missões. Essas contribuições são enviadas às dioceses, que reúnem os recursos de suas comunidades. O objetivo é promover a evangelização, animação e cooperação missionária. Dessa coleta, 80% vai para 1.150 dioceses em “territórios de missão” na África, Ásia, Oceania e América Latina, enquanto os 20% restantes são destinados a ações missionárias no Brasil.

Até o final do ano, as dioceses repassam o total arrecadado à direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília. Essa direção comunica o valor ao Dicastério para a Evangelização, em Roma, e destina os recursos ao Fundo Mundial de Solidariedade. Na Assembleia Geral das POM, em maio, são avaliados e aprovados os projetos para os cinco continentes, que incluem: promoção humana, catequese, formação de futuros sacerdotes e religiosos(as), manutenção de missionários e igrejas, apoio a centros de educação e saúde, e construção de capelas, orfanatos, creches e casas para idosos, além de auxílio em situações de desastre.