• 6 de Maio de 2025

Festa da penha 2025: Padre diocesano de Cachoeiro presidirá Missa na Romaria das Pessoas com Deficiências

Festa da penha 2025: Padre diocesano de Cachoeiro presidirá Missa na Romaria das Pessoas com Deficiências

Com expectativa de três mil pessoas, a 18ª edição da Romaria das Pessoas com Deficiência acontece no dia 26 de abril, em Vila Velha. O evento já se consolidou como um importante momento de fé e confraternização para as pessoas PCDs do Estado e, neste ano, terá uma Santa Missa presidida pela padre diocesano Gilberto Roberto Silva, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Jerônimo Monteiro. Padre Gilberto é portador de uma neuropatia axonal com predominância motora, uma variante da síndrome de Guillain-Barré (SGB) que se caracteriza por paralisia aguda e perda de reflexos.

O evento está sendo organizado pelo Fórum de Entidades de Pessoas com Deficiência, e faz parte da programação da Festa da Penha 2025 e vai contar com a participação da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), além de familiares, amigos e frequentadores das Apaes, Vitória Down, Amaes, Pestalozzi e outras entidades de assistência às pessoas com deficiência.

A previsão é que a romaria comece por volta das 7h30 com a concentração na Praça Duque de Caxias, no Centro. A saída está marcada para as 8h, e o percurso terminará na Igreja do Rosário, localizada no Sítio Histórico da Prainha, onde será realizada uma missa, presidida por Padre Gilberto.

Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para Pessoas com Deficiência do Governo do Espírito Santo, em 2024, o estado tem 276.305 pessoas com deficiência, representando 6,7% da população total.

Desses, 50,6% são mulheres e 49,4% são homens. As cinco cidades onde há mais pessoas com deficiência são Serra (33.239), Vila Velha (30.117), Cariacica (27.128), Vitória (20.374) e Cachoeiro de Itapemirim (14.237).

Atualmente, o Espírito Santo conta com 42 instituições afiliadas à Feapaes-ES que oferecem serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, além de suas famílias.

Esse grupo inclui 40 unidades das Apaes, além das coirmãs Vitória Down e Amaes, atendendo cerca de 10 mil pessoas.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login