• 28 de Junho de 2024

Endereço: Rua Cláudio Machado da Silva, 12 - Bairro Boa Esperança, Ibatiba, ES

Localidade: Bairro Boa Esperança

Nossa Senhora Aparecida

A comunidade Nossa Senhora foi formada no ano de 1991. A ideia surgiu à partir de conversas entre a senhora Bernadete, Silvany (membros da comunidade) e padre Rogério Bebber (pároco na época), sendo que já se havia conhecimento de que em outras paróquias da diocese, já se faziam a experiência de ter outras comunidade na zona urbana, além da Igreja Matriz. A primeira missa na comunidade foi realizada dia 22 de fevereiro de 1991, presidida por padre Rogério. As celebrações eram realizadas às sextas-feiras, e uma vez por mês, era rezada a missa na comunidade; de início eram feitas no imóvel do senhor Manoel da Cruz e esposa Maria da Cruz Silva (Zezinho e Lia); logo após passaram a realiza-las na residência do senhor Otávio Zavarize; depois na casa do senhor Edimar Machado da Cruz (Didi); em seguida na casa de dona Braulina Machado. Até que por fim, a senhora Mamêdes Machado emprestou um terreno, local que hoje é o salão da Igreja, onde foi construída, em apenas uma semana, uma barraca de bambu para que se realizassem as celebrações provisoriamente. Este mesmo lote, posteriormente, foi comprado pela própria comunidade, para a construção do salão da Igreja.

Então, pouco tempo depois, em julho deste mesmo ano, o senhor Cláudio Machado da Silva, doou para a comunidade o terreno, que ficava ao lado da barraca construída, para a construção da Igreja. No início, aproximadamente 80 pessoas participavam da comunidade. Foi sugerido, no conselho, o nome de Santo Agostinho, para a comunidade. Porém, padre Rogério achou por bem, que se fosse votado em assembleia, na missa, o nome que os participantes desejavam para a comunidade. No dia 13 de março de 1991, no final da santa missa, foram propostos vários nomes para o padroeiro da comunidade; até que dona Sizina, sugeriu Nossa Senhora Aparecida, e a maioria dos presentes votaram a favor e assim ficou definida a padroeira da comunidade. E a partir de 26 de abril de 1991, começaram a celebrar aos domingos.

Um fato curioso no início da caminhada da comunidade foi que, por falta de instrumentistas para tocar na comunidade, foram convidados alguns cantores de outras localidades para animar as celebrações, que nem tinham costume de  frequentar igrejas, mais que demonstraram boa vontade em aprender os hinos e animar as celebrações. Às vezes também, por falta de opção de horários disponíveis, faziam-se reuniões de liturgia as 7h da manhã. Fatos tristes foram as mortes da senhora Lia e do senhor Cláudio Machado, figuras importantes para o surgimento da comunidade; também o fato de algumas pessoas não aceitarem a desvinculação da comunidade da Igreja matriz e quando a Igreja foi invadida e roubaram no Sacrário uma Âmbula com Partículas consagradas, em outubro de 2001. O que facilitou no início foi a disponibilidade e boa vontade das pessoas e o mais difícil foi criar a estrutura física da comunidade.

Para nós hoje, recontar essa história inspira-nos vários sentimentos, tais como: alegria, gratidão, saudade, orgulho e nostalgia.

A partir de novembro de 1996, padre Rogério percebeu a necessidade da formação de uma nova comunidade, no bairro vizinho ao nosso: Pró-morar (bairro São Sebastião), formando a comunidade Sagrada Família. Para isso, foi necessário que alguns membros que lá residiam, mas que participavam da nossa comunidade, se deslocassem para lá. No dia 03 de novembro de 1996 se reuniu o CPC da comunidade Nossa Senhora Aparecida e no dia 10 de novembro de 1996 aconteceu a saída destes membros. Ficamos todos inicialmente tristes em ter que dividir, mais sentíamos alegria de uma nova comunidade e entendemos que era multiplicação.

Muitos fatos ocorreram na caminhada da comunidade neste período: alguns alegres, outros tristes. Mas sempre a certeza que somos povo de Deus a caminho, construindo nossa história. Hoje temos celebrações aos domingos as 08h e as 19h; nas quintas-feiras temos celebrações as 06h e adoração ao Santíssimo durante todo o dia, concluindo as 19h; também temos a reza do terço todos os dias as 18h.

O que hoje mais alegra e anima a comunidade é ter Jesus Eucarístico presente, a  própria comunidade reunida e o esforço de mantê-la com o dízimo fiel, doações e prestação de serviços voluntários.Agradecemos a Deus que sustenta nossa fé, aos padres que por aqui passaram e fortaleceram a caminhada; e pedimos ao Pai que nos envie mais operários para a messe, que nos auxiliarão na evangelização daqueles que ainda não se converteram.

(Relato de 10/08/2018)