• 28 de Setembro de 2024

Endereço: Bairro do Ipê, Ibatiba, ES

Localidade: Ibatiba

São Brás

Tudo começou através de um grupo de reflexão que por meio do ano de mil novecentos e noventa e nove, tinha um certo  grupo com o nome de São Brás que se reunia toda segunda-feira de casa em casa só que o povo começou a levar algumas coisas para partilhar assim que acabasse o encontro.

Sendo assim e por causa do grupo ser muito bom começou a juntar muita gente no grupo então se juntaram e determinou que tinha que começar a reunir em um só lugar pois havia dia que ficava gente sem ir, pois  não sabia o lugar que era a celebração do grupo.

Então Sebastião Messias  falou que poderia reunir na laje da casa dele e assim começou a se reunir no terraço da casa dele, mas nessa época do ano chovia muito em Ibatiba isso atrapalhou um pouco, pois tinha que passar dentro da casa para ir para o terraço, com isso o povo ficou constrangido com a situação, depois de  celebrar durante um mês na casa Sebastião, Juntaram e o Adilson, Nacif, Sebastião Messias, Marilza que era coordenadora grupos decidiram juntar e fazer uma festa para arrecadar dinheiro para compra um lote para a igreja; Mas nesse período fizeram uma capela no quintal da casa do Adilson por onde permaneceu durante mais ou menos dois anos. Nessa primeira festa foi doado para a igreja quatorze  bezerro, um quantia em dinheiro mais uma quantia em sacas de café.

Com isso organizarão a festa que tinha concurso leiteiro, rodeio, parque, barracas e muito mais,  e nessa festa contamos com a presença do deputado estadual José Ramos que nos fez a doação de um lote. Para Igreja sendo assim com o lucro da festa e a dona Satuti fez uma diferença no preço do lote a Igreja comprou outro lote ao lado, e começaram a construir a Comunidade São Brás que levaria esse nome por causa do grupo de reflexão que se chamava São Brás.

Aos trancos e barrancos por volta do ano de dois e três na data de três de fevereiro do mesmo ano dá-se início a primeira missa na comunidade presidida pelo Pe. Gilberto Roberto da Silva. Iniciou com dezessete dizimista hoje somos 270 total, que contribui 100 dizimistas mensal. A primeira coordenadora foi Mariza Rodrigues de Souza nascimento que coordenou do inicio grupo reflexão até dois mil e dois. No cargo de coordenador passaram Virgulina, Geraldo, Virgulina, Adilson, Adilson, Luzia e atualmente Júnior.

Como toda comunidade tivemos problemas dificuldades mas hoje somos uma comunidade com uma bela estrutura material, e que cresce espiritualmente por meio de Jesus Cristo e intercessão do Nosso Padroeiro São Brás.

Atualmente, em 2018, somos:

- 7 Grupos Reflexão
- 112 Casais