• 28 de Junho de 2024

Endereço: Bairro Brasil Novo, Ibatiba, ES

Localidade: Bairro Brasil Novo

Santa Luzia

A nossa comunidade começou com a iniciativa do Padre Rogério Beber. Começamos a rezar no meio da rua e depois passamos a rezar na casa da dona Aurenir e logo após  na casa do senhor Palmerindo e de sua esposa  dona Rita em( 1990 a 1992) e depois  começamos a rezar na garagem da senhora  Almerinda  e eram um número bom de pessoas que se reuniam, ela foi nossa primeira coordenadora, os primeiros ministros da eucaristia era senhora Beatriz,  Maria Monteiro, o nome do nossa padroeira foi decidido pela devoção da senhora Almerinda.

As pessoas eram mais unidas do que hoje, um fato curioso é que as mulheres estavam rezando e todas ouviam uma voz de homem, mas só havia mulheres elas ficaram espantadas e a senhora Almerinda disse que era o Espirito Santo de DEUS se manifestando no meio delas .

Um fato bem alegre era as festas com barracas e teatro, recadinho do coração e show sempre doado pelo cantor Juá a arrecadação era para a construção da igreja, as festas eram sempre no mês de outubro. Um fato triste foi quando foram fazer chocolate quente na casa da senhora Almerinda  e pegou fogo na panela e queimou a dona Maria, irmã de dona Almerinda e a também outro fato triste foi a perda do senhor Nelson Moreno, que ajudou muito nesta fundação desta linda comunidade.

O que foi mais fácil foi a unidade do povo e a fé para pedir doações, e um pouco difícil foi arrecadar dinheiro para construção as pessoas doavam mais materiais, foi difícil encontrar o local para construir a igreja, hoje nós sentimos muito orgulho desta comunidade e felizes por relembrar cada momento que passamos até chegarmos aqui hoje .

As nossas comunidades vizinhas são: Sagrada Família(bairro Floresta), são Sebastião (bairro novo horizonte) e a comunidade de N.S. Aparecida (bairro boa esperança).

Hoje o que anima a nossa comunidade é o grupo  de homens amigos do terço  que nasceu de uma ideia de Adenir  Alves no dia 17 de Janeiro de 2013 e conta a participação de mais de 40 homens. O nosso  objetivo e melhorar o desempenho das pastorais  e interagir com novas pessoas e jovens a comunidade.

Hoje temos que agradecer a DEUS pelo grupo amigos do terço, a participação dos círculos bíblicos  e o das crianças que se chama são Francisco de Assis, os adolescentes na catequese, o nosso dizimo que melhorou bastante a arrecadação para a compra do bebedouro e o letreiro com o nome de nossa comunidade.

Temos a pedir que nós possamos encontrar sempre soluções e meios para enfrentar os desafios e transforma-los em objetivos alcançados.

Uma contagem não muito certa foram mais ou menos 80 adultos, 20 adolescentes e 25 crianças, nosso bairro não temos uma noção ao certo mais consideramos um que tenhamos umas 300 a 350 famílias, nosso bairro  tem uma porcentagem de ruas  80% calçadas e a iluminação publica, água encanada transporte escolar e postos de saúde estão bem de acordo com as necessidades do bairro, a nossa associação de moradores existe mas no momento não estão reunindo .Em  nossa comunidade já visitaram  mais ou menos umas 15, e nós visitamos umas 13, nós procuramos acolher bem e sempre fomos bem acolhidos.

(Relato de 2014)