• 23 de Novembro de 2024

COMUNIDADES

São Sebastião

Desde 1991

Endereço: Bairro Novo Horizonte, Ibatiba, ES

Localidade: Bairro Novo Horizonte

São Sebastião

A fundação da  Comunidade São Sebastião iniciou suas atividades por leigos na orientação do Padre Rogério Bebber no ano de 1991,quando Ibatiba foi dividida em bairros.Com a chegada do Padre Rogério tudo foi se transformando, então ele pediu que as pessoas que não morassem no centro da cidade procurassem iniciar suas atividades em seu bairro. Muitos foram contra, pois não tinham sido preparados para tão grande mudança e com tantas responsabilidades. Mas um pequeno grupo partiu para um planejamento, e assim encontrar soluções para as atividades no bairro. Ficou resolvido que se reunissem todas as terceiras sexta-feira do mês. Até o momento não havia ainda um lugar para reunir para as celebrações, mas com a ajuda de pessoas religiosas e generosas como: Sr. Zezinho e D. Adelaide, Sr. Earlhes e D. Cecilia, Sr. José Leite e Sr. Gibinho, que foram cedendo suas casas para acolher as pessoas e assim foi acontecendo as celebrações, nas esquinas, nas varandas, nos porões, nas lajes. Era no máximo 30 pessoas que participavam, mas a cada celebração esse número foi aumentando, então foi marcada uma reunião, essa a primeira com a presença do Padre Rogério, foi quando ele disse: Agora vocês já podem pensar em um local para construir a capela no bairro.

Uma semana após a reunião o Sr: Jurandi Guarniér e o Sr. Carlos Feliciano, procuraram o Sr. Soniter Miranda  (prefeito municipal naquela época) e fizeram o pedido de doação do terreno. O Sr. Soniter disse que se o propósito é de construir uma Capela vocês receberão o terreno, mas eu gostaria que vocês colocassem como padroeiro o Santo São Sebastião, pois eu e meu pai somos devotos a ele. De inicio já se tinham pensado em vários outros santos, mas tamanha era a felicidade por termos ganhado o terreno a maioria então concordou e consideramos o pedido do Sr. Soniter. No inicio do mês de agosto do mesmo ano foi legalizado o terreno e com a ajuda de Jose Ribeiro foi apresentado o projeto, iniciando a construção em 12 de maio de 1992,com o pedreiro João Ribeiro que também era o nosso violeiro. Fomos a luta pelo nosso objetivo, através de mutirões, doações de material e mão de obra, rifas, bingos e festas juninas. O conselho já se fazia presente com: Maria Angélica, Geci Andrade, D.Gininha, Diná, Carlos, Jamil, José Teodoro, Sr. Earlhes e Sr. José Leite, essa equipe contava com o apoio da Irmã Ana Maria.

Em 24 de maio de 1993 o conselho se reuniu para a organização das pastorais para as celebrações e também ficou decidido uma equipe para o dízimo que foram eleitos: Jose Clério, Carlos Feliciano, Eli, Sr.Earlhes, Marilene  e D.Analice.

Em 17 de setembro de 1993 a Comunidade recebe o Sr. Bispo Dom Luis Mancila Vilela, o qual foi acolhido por todos com muita alegria e emoção. Dom Luis disse a todos na maneira de ser igreja, deixando uma mensagem com palavras de segurança, incentivo e de paz.

Em 29 de setembro  de 1993, foi batido a laje de nossa Capela. Foi um momento de muita alegria, havia muito calor humano e cada um com sua tarefa a cumprir e ao final do mutirão foi servido um delicioso lanche para os voluntários.

No dia 26 de dezembro de 1993, aconteceu  a missa com Primeira Eucaristia de 15 adolescentes que tiveram a formação pelas catequistas Nilda Martins e Rosiane Martins, um desses catequistas é o nosso tesoureiro Arnaldo.

Essa missa aconteceu na laje da casa do Sr. Gibinho (onde hoje funciona o restaurante Temperarte). Este local foi cedido por um bom tempo, para realizar as missas e celebrações.

No dia 11 de setembro de 1995 nossa Capela já esta com o piso pronto e bancos novos para melhor acomodar os visitantes. Neste dia a Comunidade recebe o padre Ronaldo para celebrar a missa de entrega das missões. No dia 13 chega ao nosso bairro o Padre Nelson Antônio, Irma Maria de Lurdes e Irmã Eliane. As missões aconteceram entre os dias 13 à 24 de setembro, e todo o povo participou com o coração cheio de amor e fé. A cada dia uma atividade diferente, visitas, missas, orações, penitencias enfim, foram dias de muita animação e partilha. Também neste acontecimento das missões é que foram plantadas as duas palmeiras, que hoje já crescidas, são apreciadas por todos pela altura e beleza e sempre que olhamos pra elas nos recordamos do Padre Nelson e das Santas Missões.

Hoje recordando esta história vemos o quanto fomos corajosos e perseverantes, pois naquela época não estávamos preparados, eram muitas dificuldades e responsabilidades e um número pequeno de pessoas .Quanta luta, trabalho, falta de dinheiro para erguer a nossa capela.

Sentimos muita falta das pessoas queridas que não estão mais conosco, algumas se mudaram para outras cidades e outras já partiram dessa, para uma nova vida, vivendo ao lado de Deus. Pessoas estas que nos deixaram grandes exemplos, de fé, união, amor ao próximo e perseverança para continuarmos com a história e na história da nossa Comunidade São Sebastião.

Temos hoje, nossa Capela, que se tornou uma grande Comunidade, nosso bairro cresceu e continua crescendo. Contamos também com comunidades vizinhas como: Santa Luzia, Santo Expedito, Nossa Senhora Aparecida, São Brás, São José Operário, Sagrada Família e Sagrado Coração de Jesus, que forma o setor cidade (Matriz).

No nosso bairro residem aproximadamente 700 famílias com média de 3 a 5 pessoas por família. Não temos um número exato de participantes nas celebrações, pois a alguns meses estamos celebrando aos domingos as 08:00 da manhã e também as 19:00, então alguns que vem pela manhã as vezes vem também a noite, em uma média de 80 adultos, 15 idosos, 20 jovens, 25 adolescentes e 20 crianças. Sabemos que esse numero é pequeno pelo numero de habitantes no bairro e temos muito a evangelizar e buscar nossos irmãos que ainda não participam. Então assim precisaremos iniciar outra comunidade no bairro.

Nosso bairro é de fácil acesso por esta situado próximo ao centro da cidade. As ruas são todas calçadas, com iluminação publica, facilidade de escola, água encanada, rede esgoto, atendimento a saúde tudo 100% e, quanto a segurança temos 70% do policiamento presente. Transporte de ônibus somente escolar, pois não temos necessidade, devido ao tamanho da cidade ,podemos andar pelo bairro e cidade caminhando mesmo. Em nosso bairro tem hospital, fórum, posto de saúde e escolas.

Já tivemos associação de bairro que atuava bem, hoje esta inativa por falta de pessoas qualificadas e com tempo para exercer as atividades.

Nossa Comunidade é formada por leigos participantes e pastorais que acolhem a todos com muito amor e humildade. Devido a troca de estandartes que vem acontecendo há vários anos, temos o prazer de estarmos sempre visitando e recebendo as comunidades de nossa Paróquia. Também visitamos comunidades através de convites para celebrar tríduos e novenas. Sempre recebemos convites e ficamos imensamente alegres por se lembrarem de nós acontece até de visitarmos duas comunidades na mesma semana, aí é aquela correria para preparar liturgia, música, homenagens, mas estão todos sempre bem preparados e animados espiritualmente e é só alegria, pois a convivência, a união das pastorais se torna mais fácil a caminhada.

O nosso desafio é conseguir buscar as pessoas que ainda não participam e conseguir a reforma da igreja, que já foi construída a tantos anos e agora precisa de uma boa reforma.

Temos a agradecer a Deus o dom da vida, o crescimento da comunidade material e espiritual e tantas vitórias alcançadas .Pedimos a  proteção e a coragem para continuarmos a caminhada levando a evangelização até aqueles que ainda não participam.

(Relato de 2014)

 

 

Login