• 28 de Setembro de 2024

Crisma: 94 fiéis renovam o batismo em Irupi

O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, ministrou o Sacramento da Crisma na Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, em Irupi, à 94 crismandos neste domingo, 28 de abril. A cerimônia aconteceu na Matriz São João Batista que ficou totalmente tomada pelos crismandos, seus padrinhos e familiares, além de fiéis.

Na homilia, Dom Luiz lembrou aos crismandos e crismandas sobre a importância do compromisso que cada um assumia, a partir do Sacramento da Crisma. “Quem se decide livremente por receber este sacramento, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, recebe também a força e o compromisso de testemunhar o amor de Deus”, disse.

A Santa Missa foi concelebrada pelo Pároco, Frei Milton Gonçalves Rocha, CFP. Um fato curioso destacado pelo bispo foi que, na ocasião, receberam o Sacramento da Confirmação um jovem casal que possuem 7 filhos, sendo três adotados. Joyce Gonçalves Ramos Bernardo e Luan Aparecido Prudêncio Graciano Ribeiro possuem em belo testemunho de amor e superação.

“Eu e meu marido já tínhamos 4 filhos quando nos mudamos para o interior de Irupi e, graças a Deus, moramos em uma casa grande e boa (...) nossos três filhos do coração chegaram quando uma familiar, mãe biológica das crianças, enfrentou alguns problemas, foi presa e perdeu a guarda delas. Eles moravam em Minas Gerais e a guarda passou para a avó materna que, em pouco tempo, adoeceu e não tinha mais condições de cuidar delas. Foi um grande imbróglio burocrático até finalmente conseguimos a guarda (...) Tivemos muita ajuda da nossa comunidade que se uniu e, desde então, nos ajudam a cuidar das crianças. Nunca nos faltou nada!” Explicou Joyce.

Joyce conta que os três filhos do coração serão batizados em Julho deste ano (2024), e comemora o sacramento recebido das mãos do bispo que possibilitará a união religiosa com o marido.

“Vamos nos casar em junho e nossos filhos estão cada vez mais inseridos na igreja. Dois deles estão se preparando para serem coroinhas, os mais novos participaram, neste mês (maio), de uma coroação à Nossa Senhora. Não poderia estar mais grata à Deus por ser mãe dessas sete crianças tão maravilhosas”, agradeceu.

Ao final, Dom Luiz, juntamente com Frei Milton Gonçalves, fez fotos juntos aos crismandos e outros fiéis que quiseram guardar uma lembrança desse momento especial da fé, inclusive com a jovem família.

“As crianças ficaram empolgadas com o bispo, viram aquele chapéu enorme (mitra) e o cajado (báculo), se sentiram em um filme, os olhos delas brilharam. O bispo também deixou as crianças segurarem o cajado, elas ficaram o dia inteiro comentando sobre isso. Foi muito bom”.