• 25 de Junho de 2024

Dia Nacional do Congregado Mariano reúne fiéis em Ibatiba

O Dia Nacional do Congregado Mariano é lembrado no terceiro domingo do mês de maio. São 460 anos de história. Representada em todo o mundo, inclusive na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a Congregação Mariana é composta por leigos e leigas e tem como marca principal a devoção à Nossa Senhora. Os congregados do Brasil podem ser reconhecidos pela fita azul, representando a Virgem Maria, que pende do pescoço, em cuja extremidade está uma medalha prateada com a imagem de Jesus Cristo e de Nossa Senhora.

O objetivo da Congregação Mariana é evangelizar, anunciando Jesus Cristo com a bênção e proteção da Virgem Maria. Ela é o modelo de todo congregado mariano.

Para marcar a data, aconteceu no último domingo, 19 de maio, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ibatiba, um encontro com aproximadamente 60 congregados Marianos do sul do Espírito Santo.

“Este encontro se repete todo terceiro domingo de maio a nível diocesano e é um momento de comunhão com todos os grupos Congregados Mariano não só da Diocese de Cachoeiro, mas de todo o Brasil. Foi um encontro marcado pela comunhão, fraternidade e de oração”, explicou, por nota, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Ibatiba.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o Congregado Mariano está presente em diversos municípios, dentre eles: Ibatiba, Iúna, Alegre, Muniz Freire e São José do Calçado.