• 19 de Setembro de 2024

Com aula de Dom Luiz Fernando Lisboa, Curso de Doutrina Social da Igreja Católica começa em Cachoeiro

O Vicariato Episcopal para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim iniciou, em parceria com o Centro Universitário São Camilo, o Curso de Extensão Acadêmica em Doutrina Social da Igreja Católica. A qualificação teve início nesta terça-feira, 23 de julho, em Cachoeiro.

O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, conduziu a aula inaugural refletindo sobre a história dos Concílios Gerais da Igreja, destacando o Concílio Ecumênico Vaticano II.

“Um Concílio consiste numa reunião formal de representantes da Igreja para tomar decisões dogmáticas e pastorais que possam ajudar no crescimento da Igreja, na eliminação dos erros e na difusão das verdades da fé. O último e mais recente concílio da Igreja foi o Vaticano II e provocou a maior revolução que a Igreja já conheceu na sua história”, explicou.

Uma das suas Constituições Apostólicas aprovadas no Concílio Vaticano II é a Gaudium et Spes, ou seja, as Alegrias e as Esperanças, que orienta a Doutrina Social na Igreja. Ela é dirigida não somente aos Católicos e Cristãos, mas a todos os homens e fala do objetivo da Igreja: “continuar, sob a direção do Espírito Paráclito, a obra de Cristo, que veio ao mundo para dar testemunho da verdade, não para julgar mas para salvar, não para ser servido mas para servir” (p.460).

“Passado mais de sessenta anos de história, muitas conquistas do concílio já foram alcançadas mas, de qualquer forma, ainda temos muito que aprender com as decisões conciliares do Vaticano II, um concílio profundamente pastoral e inovador”, afirmou.

Dom Luiz também lembrou as Assembleias latino-americanas (Rio de Janeiro, Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida), e da Assembleia Eclesial ocorrida em 2021 e, por último, introduziu o tema da Doutrina Social da Igreja, citando cada um dos documentos, seu ano de promulgação e o nome do Papa que o escreveu.

Segundo o Vigário Episcopal para Ação Social, padre Evaldo Praça Ferreira, o curso tem duração de onze meses e carga horária de 60 horas. As aulas serão feitas de forma online e presencial. O curso é gratuito e ainda dá tempo de se inscrever.

“Este curso quer oferecer a oportunidade de conhecer e aprofundar sobre os princípios da doutrina social da Igreja e suas aplicações práticas na sociedade, por isso, é indicado à todos os católicos”.

Serviço:

Curso de Extensão Acadêmica em Doutrina Social da Igreja

Duração: 11 meses
Local: Centro Universitário São Camilo em Cachoeiro de Itapemirim
Taxa de matrícula: R$ 50,00
Curso Gratuito
Link para inscrições
Informações: (28) 2101-7629 (whatsapp)

Saiba mais:

O que é a Doutrina Social da Igreja? É o ensinamento dos Pastores da Igreja acerca da vida do homem e da sociedade, que tem origem na reflexão ao se articular o conhecimento das ciências humanas e os ensinamentos do Evangelho e da Tradição da Igreja. Assim sendo, a Doutrina Social da Igreja (DSI) não se caracteriza como ideologia, mas como teologia moral, ou seja, como reflexão de fé sobre o comportamento do homem em sociedade. Não é um sistema ideológico ou pragmático com objetivo de orientar as relações econômicas, políticas e sociais, mas sim o resultado de uma reflexão atenta sobre as complexas realidades da existência humana, na sociedade e no contexto internacional, à luz da fé e da Tradição eclesial.

Fotos: