• 16 de Outubro de 2024

Representantes da Diocese de Cachoeiro participam da 36ª Semana de Liturgia, em Minas Gerais

Começou nesta segunda-feira, 14 de outubro e segue até o dia 18 (de segunda a sexta-feira), a 36ª Semana de Liturgia em Belo Horizonte, Minas Gerais. De forma inédita, a Semana de Liturgia ocorre no Recanto São José reunindo doze representantes da comissão para a Liturgia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Com o tema “Liturgia, Oração da Igreja”, o encontro quer proporcionar aos participantes um reencontro com a dimensão orante. “A comunhão no ato de orar, o louvor e súplica, o silêncio e a adoração dispõem a riqueza da tradição cristã no ato celebrativo, situa a comunidade diante do Pai, em Cristo, e reaviva o amor e a esperança diante de um mundo cansado e sedento de Deus. Cada gesto, cada oração conduz os participantes ao núcleo da fé, o Mistério Pascal de Cristo e promove, a partir da celebração, o reencontro com a vocação filial própria de cada batizado(a)”, explicou a Associação dos Liturgistas no Brasil (ASLI), organizadora do evento.

Sueli Moreira Volpini, coordenadora diocesana da Pastoral Litúrgica, destacou a importância desse momento formativo: “O encontro está voltado à capacitação e visa fortalecer o trabalho nas dioceses. É um momento de comunhão, participação e fraternidade, elementos essenciais para a construção do caminho litúrgico, que é o que nos pede a Igreja que celebrará em 2025 o Jubileu”.

O ano santo de 2025 vai ser o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja. Em preparação para este momento, o Papa Francisco propõe à toda Igreja um tempo de preparação, em torno das quatro Constituições Conciliares do Vaticano II.

Aberto a 11 de outubro de 2022, o Ano do Concílio iniciou-se com a solene Liturgia Eucarística, presidida pelo Santo Padre, em comemoração ao 60º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II. Era o desejo do Papa que as comunidades cristãs de todo o mundo trilhassem caminhos e momentos de reflexão sobre a Dei Verbum, a Sacrosanctum Concilium, a Lumen Gentium e a Gaudium et Spes. Conforme afirmou, as Constituições, juntamente com o magistério destes decênios, continuarão a orientar e guiar o santo povo de Deus, a fim de que progrida na missão de levar a todos o jubiloso anúncio do Evangelho. Para isto foram publicados em todo o mundo, pelo Dicastério para a Evangelização, e no Brasil por meio das Edições CNBB, 34 volumes intitulados “Cadernos do Concílio”, dos quais 9 volumes dedicados à Liturgia.

Além da motivação oferecida para a preparação do jubileu, neste ano, ocorreu a publicação da 3ª edição do Missal Romano. Todos esses acontecimentos e concvocações, serão tratados durante dias do evento.

Representam o sul do Espírito Santo: Luiza Cotta Zanardo (Castelo), Jacqueline Zandomeneghi (Comissão de Bens culturais da Diocese), Fábio Falqueto (Venda Nova do Imigrante), Ivone Alves (Aracuí), Pe Cristian Vieira Batista (Assessor Diocesano para Liturgia), Luzia Deglesposte (Aracuí), Maria da Penha Bonandi (Coord. diocesana Ministros da Eucaristia), Helder Sabino (Aracuí), Sueli Moreira Volpini (Coordenador diocesana para liturgia) e Jonathan Campos (Coord. Círculos Bíblicos).